Treinamento e Desenvolvimento
Introdução
Atualmente, os gestores de empresas, devido à competitividade, procuram no mercado pessoas ousadas, ágeis, empreendedoras, dispostas a assumir riscos e que assumam o papel de educadores organizacionais, quando se faça necessário.
Como isso nem sempre é possível, já que muitas vezes a pessoa tem essas características, porém carece de conhecimentos específicos requeridos para o desempenho do cargo, ou o contrário, O investimento em T&D visando preparar profissionais especializados e valorizados, ainda é a melhor solução para as atuais e vertiginosas mudanças.
Definição
A missão de T & D é capacitar as pessoas no convívio com a realidade de seus próprios negócios ou da (s) organização (ções) na(s) qual (ais) atuem.
Estratégias
1- Desenvolver os passos necessários para ensinar e disseminar os princípios, diretrizes, normas e procedimentos organizacionais, permeando todos os níveis da empresa.
2- Gerar competitividade.
3- Flexibilizar o máximo possível o processo de ensino. O ideal seria um T &D individualizado, o que possibilitaria grandes ganhos de tempo e custos muitos baixos. Num processo tipo "treinamento programado a distancia", o treinando se prepara e avalia sozinho, normalmente fora dos horários de trabalho, o que lhe permite estabelecer seu cronograma com mais liberdade.
4- Treinar uma rede de negócios (produtores, fornecedores, clientes e parceiros) nos processos de geração de bens, serviços ou comunicações, que ocorrem ao longo de suas cadeias "insumo- processo- produto" e afetam sua produtividade.
5- Gerar materiais que estabeleçam habilidades duráveis e promover o autodesenvolvimento, a auto-estima e a qualidade de vida dos treinados.
Conceitos
1-Treinamento
É a educação profissional que visa adaptar o homem ao trabalho, preparando-o adequadamente para o exercício de um determinado cargo. O treinamento pode ser