treinamento e desenvolvimento
Luciano Maciel Ribeiro 1
Sergio Satt Júnior 1
lucianoribeiro@atlanticosul.edu.br
satt@atlanticosul.edu.br
1 Professor da Faculdade Atlântico Sul – Rio Grande - RS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as competências necessárias dos recursos humanos das lojas O Boticário de Pelotas/RS. Com isso, definir objetivos e indicadores na perspectiva de aprendizado e crescimento que contribuam para o alcance das estratégias da empresa. Este estudo representa um aprofundamento na perspectiva de aprendizado e crescimento do modelo sugerido para a empresa em 2005. A implantação das ações para alcançar as estratégias depende fundamentalmente da participação das pessoas envolvidas em todos os níveis. Para o estudo das competências dos funcionários da empresa, foram realizados encontros com os gestores, que em paralelo discutiram o modelo e suas bases com os colaboradores. A discussão ocorreu na forma de questionamento ao modelo inicial sugerido para a empresa. Estes encontros serviram para eliminar indicadores que não tinham coerência com as estratégias da empresa, principalmente na perspectiva em estudo, e reforçar os indicadores que mantinham relação de causa e efeito com os demais.
Palavras-chave: Competências essenciais; Estratégias; Balanced Scorecard.
1. Introdução
As organizações direcionam suas ações para um papel estratégico dos Recursos
Humanos, Ulrich (1998). Mas pensar no desenvolvimento de competências significa ir além desta tendência, é imprescindível criar novas estruturas organizacionais, que possam sustentar o desenvolvimento de competências, fortalecendo a organização para a o alcance das suas metas.
Conforme Klein (1998), o desafio dos gestores é lapidar o ativo intelectual existente na organização transformando-o em conhecimento capaz de ser utilizado diretamente no processo da mesma forma que os ativos tangíveis.
Figura 1 – Principais ativos