Treinamento e desenvolvimento
Sumário
I- Levantamento de Necessidades de Treinamento
II- Desenho, Programação ou Planejamento do Treinamento
III- Implementação do Treinamento
IV- Avaliação de Resultados do Treinamento
I- Levantamento de Necessidades de Treinamento
Visa identificar necessidades da força de trabalho, em termos de conhecimento, habilidades, atitudes para melhorar a performace individual e grupal.
Cenário Reativo/Manutenção corretiva: Situações em que a necessidade está localizada e gera problemas reais, avaliada em termos consequências práticas.
Cenário Prospectivo/Manutenção Preventiva: O treinamento age para atingir metas e objetivos futuros, antecipando mudanças.
O diagnóstico da situação é efetivado a partir de: Análise RH: A partir do perfil das pessoas, determinar quais competências necessárias para alcance dos objetivos. Análise da estrutura de cargos: A partir dos requisitos e especificações dos cargos, quais competências necessárias para desempenhar adequadamente os cargos. Análise de Treinamento: A partir dos objetivos e metas deverão ser utilizados como critérios para avaliação do treinamento.
Necessidades mais frequentes:
Atualizar Aperfeiçoar Capacitar para o trabalho Preparar para nova tarefa
Indicadores de Necessidades de Treinamento e Desenvolvimento
Indicadores a posteriori: São problemas provocados por necessidade de treinamento ainda não atendido.
Ex: Baixa qualidade de produção; Baixa produtividade; Avarias frequentes em equipamentos e instalações; Comunicações deficientes; Elevado número número de acidentes no trabalho; Excesso de erros e de desperdício; Pouca versatilidade dos funcionários; Mau aproveitamento do espaço disponível.
Indicadores a priori: São eventos que se acontecer irão provocar futuras necessidades de treinamento prevista.
Ex:
Redução do número de empregados; Substituição ou