Treinamento e desenvolvimento de pessoal
No mercado altamente competitivo em que estamos hoje, toda empresa, para que obtenha sucesso nas suas atividades e as conduza da melhor forma possível, devem adotar dentro da sua gestão de recursos humanos o treinamento de pessoas. O treinamento vem passando por algumas transformações em virtude das mudanças que acontecem nas empresas, sabe-se que o mercado está mais competitivo e exigente, as empresas procuram novas ferramentas estratégicas para se mantiver em nível do mercado.
Na organização uma das tais ferramentas estratégicas em que se investem é o treinamento de pessoal, pois estimulam o aprendizado dos funcionários para desenvolver as suas atividades na empresa. Uma vez aplicado o treinamento a empresa aguarda um retorno positivo desse investimento, maximizar os resultados, minizar os custos e aperfeiçoar os RH’s.
JUSTIFICATIVA
Entender o ambiente em constante transformação em que vivemos, onde norteiam a evolução das práticas de gestão de recursos humanos e as políticas de treinamento.
Desde o início da humanidade são relatadas situações em que uma pessoa ensinava a realização de alguma atividade para as outras com o objetivo de preservar as espécies; essa era forma primitiva de colocar o treinamento em prática. Da mesma forma acontece nas empresas atuais, pois a tecnologia esta avançada e a mesma devem acompanhar essas inovações para isso deve-se investir em seus funcionários, para se mantiver no mercado.
Entretanto, as atividades que a empresa realiza com o objetivo de ensinar os seus funcionários no desempenho das suas atividades (treinamento), estimulam a produtividade, visando o retorno que será convertido para a mesma, melhorando seus resultados e seus indicadores.
Sendo assim as empresas podem realizar um treinamento visando modificar apenas um tipo de comportamento, ou então, combinar dois ou mais tipos, como a transmissão de informações e a modificação de atitudes.
OBJETIVOS
Objetivo geral do treinamento e fazer com