Treinamento e desenvolvimento de pessoal
Este artigo aborda o endomarketing como instrumento de motivação aos servidores públicos de Bombinhas. Na complexidade que envolve a máquina pública, os servidores se distanciam dos objetivos organizacionais, neste contexto, o endomarketing como marketing dirigido ao público interno que integra RH e gestão de marketing, visa motivação. No caso, a metodologia usada foi uma pesquisa descritiva exploratória reunindo as vivências do estágio e o referencial teórico distinguindo-se como uma proposição de plano. A pesquisa realizada no estágio II, com 10% do total dos servidores foi oferecida aos gestores com sugestões que já geram resultados. Assim, este artigo objetiva propor nova concepção de valorização e motivação do servidor.
Palavras-chave: Endomarketing. Motivação. Administração Pública.
Introdução
As alterações no corpo administrativo da gestão pública ocorridas a cada quatro anos tendem a desmotivar o funcionalismo, refletindo nos serviços prestados. O constante aumento no índice de contratados e comissionados tende a intensificar ainda mais o processo desmotivacional. Acredita-se que os entraves nas ações de marketing dirigidas ao público interno, seja pela oscilação de servidores ou pelas adaptações necessárias em função das mudanças, representam uma grande deficiência nas ações governamentais. No entanto, considerando o servidor público em quaisquer das esferas de governo detentor da nobre missão de servir a coletividade, surge a pergunta problema: as ações de endomarketing poderiam elevar o grau de motivação dos servidores da Prefeitura de Bombinhas?
Entendendo o endomarketing como uma estratégia de marketing dirigida ao público interno, interagindo recursos humanos e gestão de marketing, ou seja, o esforço organizacional em vender a imagem aos colaboradores e considerada a complexidade que envolve a atual conjuntura na administração pública, este trabalho tem como objetivo específico um estudo sistêmico sobre a importância da