TREINAMENTO (SOCIOLOGIA)
Esforço planejado ou organizado, com intuito de ajudar e auxiliar os indivíduos a desenvolverem suas capacidades. A natureza e a finalidade pode variar de uma empresa para outra. De acordo com tiffin, McCornick, existem três categorias de propósitos:
Aperfeiçoamento do conhecimento e das habilidades de trabalho: trabalho em si.
Transmissão de informações: info gerais sobre o trabalho e a empresa.
Modificação de atitudes: tem haver com motivação, sensibilidade e atitudes favoráveis entre colaboradores.
A aprendizagem pode ocorrer de dois modos: experiência diária ou treinamento.
Considerado elemento fundamental no contexto organizacional. “A aprendizagem é essencial para que qualquer operação se efetive em qualquer empreendimento.”
Tipos de treinamento:
Treinamento de orientação (orientar novos funcionários), de ocupação (situação real do trabalho), fora da ocupação (o que está ao redor dos colaboradores), estágios.
Connellan descreve métodos de treinamento:
Rotação de função: treinamento que propicia uma ampla perspectiva da organização, porem, fica-se pouco tempo para adquirir um senso refinado a seu respeito.
Técnicas de treinamento: não diverge de rotação de função, porem, um elemento apenas é designado para dar o treinamento.
Estudo por correspondência: participante lê informações, estuda e faz um teste que é enviado a uma central para correção e alimentação.
Engenharia Humana
Engenharia Humana aborda os impactos humanos dos projetos de engenharia. Neste ramo da Engenharia estão incluídas áreas como a Ergonomia, o Estudo do Trabalho e a Higiene e Segurança no Trabalho. Também podem ser estudadas como ciências complementares da Engenharia Humana as áreas de Sociologia Industrial e Sociologia das organizações.
O principal objetivo da engenharia humana é desenvolver sistemas em que a combinação de homens, de máquinas e de métodos esteja mais próximo possível daquilo que é considerado ótimo ou ideal.
[PROS:]
Os