síntese do pensamento sociológico
Max Weber -1864 - 1920 (Alemanha) .
§ Seu pensamento articula as linhas histórica e sociológica:
• a Histórica é essencial para a compreensão das sociedades.
• a Sociologia é necessária para compreensão da influência do passado nas características das sociedades contemporâneas. § Seu pensamento sociológico é conhecido por: Sociologia “Compreensiva”.
Weber x Durkheim
§ Weber discorda de Durkheim que considera os fatos sociais = “coisas”, que podem ser analisados independentemente dos cientistas.
§ Weber considera a sociedade, as ações sociais, as condutas humanas o resultado de uma rede imensa ou uma nuvem imensa de interações interindividuais.
§ Ação Social → Ocorre na interação entre os indivíduos e sempre que um indivíduo considera o outro indivíduo, quando toma uma atitude ou pratica uma ação.
Ações sociais e racionalidade
§ As ações sociais se orientam por meios para conseguir determinados fins → Racionalidade ou intencionalidade. § “Racionalidade perfeita” → corresponde à adequação entre os meios utilizados e os fins que se deseja alcançar. Tipos de ação social
§ Dependem do tipo de racionalidade (intencionalidade/ subjetividade):
• Ação social relacionada aos fins. Ex. indivíduo vai à escola (meio) para se formar e ganhar dinheiro (fim).
• Ação social relacionada aos valores. É influenciada por valores familiares. Ex. indivíduo vai à escola porque a família valoriza o estudo.
• Ação social afetiva = Ação “irracional”: inadequação entre meios e fins. Ex. O indivíduo vai à escola para encontrar amigos e/ou namorar.
• Ação racional relacionada à regulação = A ação se orienta (ou se regula) pela média de comportamentos aceitos por um grupo específico. Ex. O indivíduo vai a escola porque seu grupo também vai.
Sociologia compreensiva