Ciências sociais - Karl Marx
KARL MARX
CARIACICA/ES - 2014
UNIEST – FACULDADE DE CARIACICA
DISCIPLINA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE KARL MARX
1. INTRODUÇÃO:
O pensamento sociológico do alemão Karl Marx contribuiu muito para o desenvolvimento da Sociologia ao salientar em suas teorias que as relações sociais decorrem dos modos de produção.
Segundo Marx, o homem relaciona-se com outros seres humanos, dando origem às relações de produção e o conjunto dessas relações leva ao modo de produção.
Esse sistema de produção divide a sociedade em duas classes distintas: a dos proprietários e a dos não proprietários das ferramentas de trabalho ou dos meios de produção. Para sobreviver, esta última é obrigada a vender para a primeira sua única propriedade, a força de trabalho.
Esse processo gera uma desigualdade muito grande entre as classes, pois a classe dos proprietários, a fim de acumular capital, explora a classe dos expropriados como se fosse parte de sua propriedade, o que caracteriza o capitalismo. Portanto, o pensamento sociológico de Karl Marx gira em torno de uma sociedade capitalista.
A Sociologia, até hoje, trabalha a partir dos conceitos elaborados por grandes pensadores do passado como os franceses Augusto Comte e Èmile Durkheim e os alemães Max Weber e Karl Marx.
Analisando as teorias de cada um desses pensadores, podemos perceber que eles estavam tentando compreender a sociedade de sua época, e para isso, elaboraram e utilizaram conceitos e teorias diferentes. De alguma maneira todos estavam interessados em pensar a relação entre indivíduos e sociedade no mundo moderno, porém, as explicações indicam justamente a complexidade dos problemas surgidos pelas novas condições de vida do mundo moderno e as diferentes possibilidades de interpretação dessas novas condições. Marx, por sua vez, interpretava e procurava explicar as relações