Otrabalhodoprofessornoespaçoeducativos
1019 palavras
5 páginas
[pic]SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
KARL MARX
SOCIOLOCIA DA EDUCAÇÃO
Maceió -10 de setembro de 2010
Aluna: Ana Paula da Silva Rodrigues KARL MARX
O SURGIMENTO DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA E A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA, a SOCIOLOGIA CRÍTICA DE KARL MARX.
Trabalho apresentado ao curso de pedagogia da UNOPAR Universidade do Pará, para a disciplina Sociologia da educação.
Prof: OKÇANA BATTINI
Maceió - 10 de setembro 2010 Tema: O surgimento do modo de produção capitalista e a sociedade como ciência, o pensamento sociológico clássico (sociologia crítica) de Karl Marx.
A sociologia surgiu como ciência com alguns pensadores que buscaram refletir
Sobre “novos” problemas sociais resultantes principalmente da Revolução Industrial e das Revoluções Francesas, que instituíram novos paradigmas econômicos, políticos, culturais e sociais.
Mas, para entendemos melhor essas mudanças, é necessário voltamos um pouco mais a história da nossa sociedade, para observamos os acontecimentos que dão base para o modelo de produção capitalista, ou seja, a nossa sociedade.
O surgimento desse modelo é dotado historicamente: final do século XVIII e no início do século XIX, mudando completamente a esfera da européia.
A sociologia consolidou-se como ciência apenas no século XIX, mas as condições que determinaram seu surgimento começaram a se desenvolver bem antes.
Embora não haja uma vinculação direta e automática, os acontecimentos que atingiram a Europa desde o século XV, como as grandes navegações, o