As etapas do pensamento de Comte
O pensamento de Comte é marcado por três etapas. Essas etapas são marcadas pelas obras principais de Comte.
Na primeira etapa Auguste Comte faz uma breve reflexão sobre a sociedade do seu tempo. Ele afirma que a sociedade teológica-militar esta a desaparecer, dando lugar a uma sociedade cientifica- industrial. E a partir do momento que os homens pensam cientificamente, a atividade principal das coletividades deixa de ser a guerra de homens contra homens para se transformar em uma guerra contra a natureza ou a exploração de recursos naturais .
A partir da analise de sua epoca, Comte conclui que para haver uma reformar social, a condição fundamental é a reforma intelectual. É necessário uma síntese das ciências e a criação de uma política positiva.
Para Comte o motivo de haver uma crise social pode ser explicado pela sociedade teológica-militar que esta a desaparecer e a sociedade cientifica-industrial que esta preste a nascer.
Na segunda etapa seu pensamento é o mesmo, porém suas expectativas são engrandecidas. Nessa etapa Comte confirma e desenvolve as duas leis essenciais: a lei dos três estados e a classificação das ciências. Segundo a lei dos três estados, o espírito humano teria passado por três fases sucessivas. Na primeira, o espírito humano explica os fenômenos atribuindo-os a seres ou forças comparáveis ao próprio homem. É a idade teológica. Na Segunda, invoca entidades abstratas como a natureza. É a idade metafísica. Na terceira, o homem observa os fenômenos e fixa relações entre eles num dado momento ou no curso do tempo. É a idade positiva. A lei dos três estados so tem sentido rigoroso quando combinada com a classificação das ciências. A classificação das ciências tem como objetivo provar que a maneira de pensar que triunfou nas chamadas exatas, deve se impor a política, levando a constituição de uma ciência positivada sociedade: a sociologia.
A partir da biologia as ciências deixam de ser analíticas para