Auguste comte
*Prospectos científicos necessários para a reordenação do social. -Temas centrais: - a fragmentação das instituições morais.
- a desordem social inaugurada pela modernidade. Nesse período de formação intelectual, Comte demonstra a profunda influência das ciências naturais na sua formação estudantil, tanto é que os temas iniciais são tratados de forma naturalista e organicista, Comte em 1838 troca o título "física social" por sociologia, que á a ciência do coroamento evolutivo no mundo moderno, Já que Comte trabalha com conceitos tomados por empréstimo da física newtoniana e do evolucionismo darwinista, essa marca metodológica está presente na tríade conceitual positivista, sob a forma do organicismo, evolucionismo e darwinismo social. A segunda etapa (1830-1842) - Curso de filosofia positiva (sete volumes). -Temas centrais: - a afirmação da superioridade orgânica das sociedades européias.
-a afirmação da progressividade da história das sociedades.
-a apresentação da lei dos três estados: estado teológico ou fictício, estado metafísico ou abstrato e o estado científico ou positivo Nessa outra etapa do pensamento de Comte, podemos notar a evolução e o desdobramento dos conceitos colocados na primeira etapa, aqui Comte desenvolve sua visão