Obra de Auguste Comte
1- AUGUSTE COMTE
- Sociólogo da unidade humana, social e da unidade da história humana.
- Como só há um tipo de sociedade válida, toda a humanidade deverá segundo essa filosofia, chegar a esse tipo de sociedade.
1.1 AS TRÊS ETAPAS DO PENSAMENTO DE COMTE
- Podemos apresentar as etapas da evolução filosófica de Auguste Comte como representando as três formas pelas quais a tese da unidade humana é afirmada, explicada e justificada. Essas três etapas estão marcadas pelas três obras principais de Comte.
- Na Primeira etapa, nos OPÚSCULOS, o jovem Polyrchnicien, reflete sobre a sociedade do seu tempo.
- Os OPÚSCULOS constituem a descrição e a intepretação do momento histórico vivido pela sociedade europeia no principio do século XIX.
- Auguste Comte considera que a sociedade está em crise e encontra a explicação dos problemas sociais na contradição entre uma ordem histórica teológico-militar em vias de desaparecer e uma ordem social cientifica-industrial que nasce.
- A consequência dessa interpretação da crise de sua época é que Comte se tornou um doutrinário da ciência positiva e da ciência social.
- Durante a Segunda etapa, Comte, desenvolve e confirma as duas leis essenciais, que já tinha enunciado nos OPÚSCULOS: A lei dos três estados e a classificação das ciências.
- Segundo a lei dos três estados, o espírito humano teria passado por três fases sucessivas onde tentava explicar os fenômenos da vida. Atribuindo-os a seres, ou forças comparáveis ao próprio homem; Atribuindo-os a entidades abstratas como a natureza; E por último o homem se limita a observar e a fixar relações regulares que podem existir entre eles. Se contenta em estabelecer as lei que os governam.
- Idade Teológica / Idade Metafísica / Idade Positiva
- A combinação das leis do três estados com a classificação das ciências tem por objetivo provar que a maneira de pensar que triunfou na Matemática, na Astronomia, na Física, na Química e na Biologia deve por fim, se impor