SÍNTESE DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
CIDADE/TURMA: SERRA TALHADA – PE-- ALUNO: JAILTON JOSÉ BEZERRA
IFETE-MÓDULO/DISCIPLINA: FUNDAMENTOS BÁSICOS DA SOCIOLOGIA
SÍNTESE DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
AUGUSTE COMTE – (1798-1857), foi o fundador da sociologia, que influenciado pelo iluminismo, revolução francesa e industrial, examinou a solicitação por uma disciplina dedicada ao estudo científico da sociedade. Foi dele a primeira tentativa de definir o objeto, seus métodos e problemas fundamentais, bem como a posição da sociologia no conjunto das ciências. Postulou a lei dos três estados. O primeiro é o teológico, em que o pensamento é dominado pela religião e Deus; o segundo é o metafísico, em que o sobrenatural é substituído pelo pensamento filosófico, matemática, lógica e outros sistemas de pensamento; o terceiro é o positivo, em que a ciência e o teste sistemático de teorias tornam-se modos dominantes para se obter conhecimento.
ÉMILE DURKHEIM – (1858-1917), sua contribuição foi o reconhecimento de que os sistemas de símbolos culturais – ou seja, valores, crenças, dogmas religiosos, ideologias, etc. – são uma base importante para a integração da sociedade, ao que ele denominou de consciência coletiva, que à medida que as sociedades se tornam mais ou menos complexas e heterogêneas, mudam.
HERBERT SPENCER – (1820-1903), é mais bem lembrado por instituir uma teoria na sociologia conhecida como funcionalismo. Essa teoria expressa a ideia de que tudo o que existe tem um sentido, um significado. A sociologia funcionalista dessa maneira faz uma pergunta básica e interessante: o que um fenômeno cultural ou social faz para a manutenção e integração da sociedade? A resposta de Spencer foi muito simples: sociedades grandes e complexas desenvolvem interdependências dentre seus componentes especializados e concentrações de poder para controlar e coordenar atividades dentre unidades interdependentes.
KARL MARX – (1818-1883), para Marx, a