Treinamento para Execução em Conjunto
TREINAMENTO PARA EXECUÇÃO MUSICAL EM CONJUNTO
Trombone/ Tuba
...Nada pode ser construído tendo como centro dessa construção alguém especial. Especial é sim o que se quer construir e quando temos um grupo todos tem de ser iguais na e para a obtenção do fim a que todos se propõem.
José Mourinho. Treinador de futebol português.
INTRODUÇÃO
A seguinte série de exercícios foi elaborada para ser utilizada como treinamento por qualquer formação de músicos que se proponham a tocar em conjunto, com ideias que podem ser utilizadas tanto por um simples dueto até uma grande banda ou orquestra, com suas devidas adaptações. O seu objetivo principal é aprimorar a execução individual e coletiva através de exercícios envolvendo aspectos básicos que apesar de bastante necessários, acabam sendo de certa forma, negligenciados nos ensaios por causa da necessidade de focar a concentração em quesitos mais avançados da interpretação.
Embora a proposta parta do princípio de que para se tocar em conjunto é necessário primeiramente ter o domínio individual do que vai ser feito para depois aplicar isso em grupo, os exercícios tem a intenção de auxiliar nas duas partes da prática, tanto no estudo individual como no treinamento em grupo.
A proposta é partir do que há de mais básico nos conceitos técnicos de como tocar em conjunto, a exemplo de como e quando tocar uma única nota e aos poucos acrescentar outros quesitos como afinação, articulação entre outros. Estes exercícios não devem ser aplicados em 100% do tempo da prática. Como em tudo é necessário equilíbrio, é preciso utilizar o tempo de uma forma em que sejam treinados os exercícios e as peças que devem ser executadas. Esse é provavelmente o principal objetivo a ser atingido. Além do mais, utilizar todo o tempo somente com peças, negligenciando o treinamento dos exercícios, também não é positivo.
Da mesma forma que existem métodos criados para desenvolver o nível musical de um