Treinamento e desenvolvimento
Treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente execução ou otimização de tarefas no trabalho, aplicado de maneira sistemática e organizada.
O treinamento produz um estado de mudança no conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) de cada trabalhador uma vez que implementa ou modifica a bagagem particular de cada um. Todos nós somos possuidores de uma bagagem de experiências referentes a nossa trajetória particular. Esta trajetória constitui o “CHA” individual que deve estar em acordo com a posição ocupada em uma estrutura organizacional. Deficiências de “CHA” podem ser corrigidas por meio de treinamento.
Treinamento são atividades de aprendizagem voltadas para a função realizada pela pessoa. Já desenvolvimento são atividades voltadas para a carreira da pessoa. Existem definições distintas que vão desde diferenciá-los por considerarem treinamento voltado mais para a área técnica e desenvolvimento para a área comportamental, também definidos a partir da visão de que treinamento é quando se trabalha a manutenção sobre o conhecimento anteriormente adquirido e desenvolvimento refere-se ao conhecimento que o indivíduo ainda não possui. O desenvolvimento é como um processo de treinamento de longo prazo para aperfeiçoamento das habilidades e aptidões pessoais e profissionais e aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização. O desenvolvimento inclui não apenas o treinamento, mas também a carreira e outras experiências.
De nada vale a pessoa conhecer o produto e não consumi-lo plenamente. Conhecer o serviço, e não utilizá-lo adequadamente. Assim, pouco vale saber o que fazem, porém sem saber o por quê fazem. Mas muito vale quando executam sua função com excelência (treinamento) e têm a visão do todo muito bem esclarecida (desenvolvimento).
É importante destacar que