Treinamento de hab
Ler a reportagem completa em: http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/63/treinamento-em-habilidades-sociais-optar-por-ser-ou-nao-212045-1.asp
Treinamento em habilidades sociais
Optar por ser ou não assertivo é saber se adaptar às circunstâncias: uma competência necessária para se manter uma relação interpessoal bem-sucedida, que leva em conta o contexto de cada situação.
Por Mônica Portella e Veruska Santos | |
Nas últimas décadas, um corpo consistente de teóricos vem produzindo conhecimento e pesquisa sobre as habilidades sociais. Habilidade Social (HS) é a denominação dada às diferentes classes de comportamentos sociais disponíveis no repertório de uma pessoa, que contribuem para a qualidade e a efetividade das interações que ela estabelece com as outras pessoas. Tais habilidades dizem respeito a comportamentos necessários a uma relação interpessoal bem-sucedida, conforme parâmetros típicos de um determinado contexto e cultura.
Segundo Del Prette e Del Prette (2001), as habilidades sociais envolvem desempenho social competente, sendo que este pode ser prejudicado por ansiedade, crenças errôneas e uma avaliação equivocada do ambiente.
As pessoas socialmente hábeis (ou com competência social) tendem a apresentar relações pessoais e profissionais mais produtivas, satisfatórias e duradouras, além de bem-estar físico e mental e bom funcionamento psicológico (Del Prette e Del Prette, 2004). De acordo com Goleman (2001), pessoas que se destacam no ambiente corporativo possuem competência social acima da média. Para alguns pesquisadores, terapeutas socialmente aptos produzem melhores resultados terapêuticos, independentemente de sua abordagem.
As pessoas que possuem competência social geralmente se destacam no ambiente corporativo, além de demonstrarem bem-estar físico e mental
Por outro lado, déficits em habilidades sociais geram dificuldades e