Barretos desenvolvimento economico 2011
Barretos possui área territorial de 1.564km², uma das maiores do estado de São Paulo, a agricultura, comércio e prestação de serviço são a base de sua economia, na indústria laticínios, confecções, borracha, calçados, curtume, cutelaria, sucos cítricos e artefatos em geral além dos frigoríficos JBS-Friboi, Minerva e Dawn Farms, importantes na industrialização de carne tanto para o mercado interno quanto externo. A cultura da cana de açúcar já predomina com 44%, vem ganhando espaço do plantio de laranja 32%, soja 7%, pastagem 6%, a borracha embora não expressivo na produção, é destaque na produção estadual, justificado pela extensão do município.. Atualmente seis grandes usinas estão instaladas na região, são elas Guarany, São José, Colorado, Mandú, Continental e destilaria Guaíra, se considerar um raio de 60 Km outras importantes como Severina e Morro Agudo. Barretos ainda abriga dois distritos industriais onde estão instaladas empresas de pequeno e médio porte Barretos é sede da 13ª Região Administrativa do Estado, com 19 municípios, a norte do Estado de São Paulo, limita-se com o Município de Colômbia ao norte, ao sul com os Municípios de Colina, Jaborandi e Severínia, a leste com Guaíra e Morro Agudo e a oeste com os Municípios de Guaraci e Olímpia. Possui dois distritos, Alberto Moreira e Ibitú.
População de 112 mil habitantes, cercada por grandes rodovias, próxima da hidrovia Tietê Paraná, a rede ferroviária corta o município até o porto de Santos, sítio aeroportuário estratégico, e tem disponibilidade de área para ampliação, para carga e porto intermodal.
Atualmente é referência nacional no tratamento de câncer, conta um hospital de administração modelo, alta qualidade em atendimento, equipamentos e capacitação profissional. O ensino superior também é destaque, o centro universitário da Fundação Educacional foi criada 1964, com vinte e três curso de graduação, além de pós graduação em mestrados, doutorados e especializações ,