Treinamento de Contabilidade Básica
Terminologias Contábeis
Agropecuária Chapada dos Guimarães - 2014
Sumário
Treinamento de Terminologias Contábeis
Qual o Objetivo?
Definir terminologias contábeis básicas que irão auxiliar no dia-a-dia das rotinas de apontamentos.
Por que entender Terminologias Contábeis?
Para melhorar as informações de apuração dos resultados da empresa, estabelecendo critérios para tratar os diversos gastos mensais que ocorrem.
1 - Introdução
Investimento, Custo, Despesa....são termos que ouvimos e falamos diariamente nas empresas. Mas, será que esses termos querem dizer a mesma coisa?
O entendimento da diferença entre esses 3 principais termos contábeis é de fundamental importância para a apuração correta de resultados da empresa, e consequentemente do seu Balanço Patrimonial.
O Balanço Patrimonial é um “raio-X” da saúde financeira da empresa. Apresentada em intervalos, mensais, trimestrais, semestrais e anuais ele indica como andam as atividades da empresa aos acionistas, bancos e instituições governamentais.
Através do Balanço Patrimonial tomam-se importantes decisões como: saber se o negócio é rentável; se o banco pode ou não emprestar dinheiro à empresa; quanto de imposto a empresa deve pagar sobre seu lucro; e até mesmo se o negócio é viável ou não.
“Cada funcionário interfere, direta ou indiretamente, no nível qualidade do Balanço Patrimonial”.
Todos exercem alguma função que deve ser medida e controlada e que, no final do mês, acaba se transformando em “dinheiro”, que vai para a apuração de resultados de alguma forma. Exemplos: o operador de máquinas aponta suas atividades e as da máquina em que trabalha (isso se transforma em custo de mão-de-obra e de máquinas que vão integrar a formação de custos de determinada cultura), o lançamento de notas de despesas (que no final do mês irão para a despesa total do mês), o lançamento de uma ordem de