FESTAS RELIGIOSAS
As cerimônias festivas ou rituais celebrativos são eventos que mobilizam a comunidade, resgatam lembranças, reafirmam laços sociais, rememoram fatos e mitos ocorridos num passado distante, dando assim continuidade a tradição.
Além dos rituais religiosos, fazem parte do roteiro dessas festas diversos elementos culturais como a música, a dança, a culinária e a vestimenta. Assim, a cultura popular ou a linguagem da arte que bota da alma do povo é perpetuada e difundida.
O Brasil por ser um país de dimensão continental, possui regiões com diferentes características climáticas, sociais e culturais. Além disso, o povo brasileiro é um povo diverso e plural por conta da diversidade étnica e religiosa aqui existente.
A diversidade cultural e religiosa é uma riqueza que todos devem conhecer e valorizar. As festas religiosas fazem parte dessa herança cultural, e a origem das mesmas se deve aos costumes, crenças e tradições dos diferentes grupos étnicos e religiosos presentes em nosso país.
O TORÉ - É uma manifestação cultural marcada pela espiritualidade, comum a várias etnias indígenas das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de uma dança ao ar livre, na qual homens e mulheres dançam aos pares, formando um grande círculo que gira em torno do centro. Cada par gira em torno de si, ao ritmo de instrumentos musicais, como maracás, gaitas, entre outros. A música é acompanhada pelo coro dos dançarinos, que cantam canções no idioma da tribo. É um ritual que expressa louvação à vida, recepção a personalidades ilustres, entre outras finalidades. Em algumas comunidades indígenas do Nordeste, o Toré é realizado de 15 em 15 dias no decorrer do ano, tanto com o objetivo religioso quanto festivo. O principal propósito dessa festa é