Sistema Hematopoiético e Linfático
Produção diária de 2,5 bilhões de plaquetas, 1 bilhão de granulócitos, 2,5 bilhões de eritrócitos em um adulto normal. Sendo essa produção devidamente ajustada, conforme as necessidades do organismo.
2. Em quais ossos encontramos a medula óssea
Encontrada no canal medular dos ossos longos e nas cavidades dos ossos esponjosos.
3. Diferenças entre medula óssea vermelha e amarela:
A medula óssea pode ser vermelha ou hematógena , devido a sua coloração. A quantidade de eritrócitos determina a cor vermelha da medula, e a presença de gordura determina a cor amarela, pelo efeito do alto número de células adiposas as quais NÃO produzem células sanguíneas.
4. Como varia a produção de medula vermelha e amarela com a idade Em RN, a medula óssea é completamente vermelha e por isso ativa na produção de células sanguíneas. Com o passar dos anos, a maioria da medula vermelha transforma-se em medula amarela; existindo no adulto a medula óssea vermelha apenas no esterno, vértebras, costelas, díploe dos ossos do crânio e no adulto jovem, nas epífises proximais do fêmur e úmero.
5. Ocasiões que a medula óssea amarela volta a produzir células sanguíneas
Em hemorragias, a MA pode se transformar em MV e voltar a produzir células sanguíneas. Vale salientar que ambas as medulas possuem nódulos linfáticos, porém não possuem vasos linfáticos.
6. Como a medula óssea armazena ferro
A MO armazena ferro sob a forma de ferritina e de hemossiderina, principalmente no citoplasma dos macrófagos.
Ferritina = Fe + proteína (apoferritina) Hemossiderina = complexo contendo ferro, glicídios, apoferritina, proteínas e outras moléculas.
7. Como se organiza a medula óssea vermelha histologicamente
Células reticulares associadas a fibras reticulares (colágeno III). Assim, formam um conjunto esponjoso percorrida por capilares sinusóides. Existe ainda macrófagos e células adiposas , além das células hematopoiéticas.
8. Função da fibronectina, laminina e