humano
No dia 15 de outubro, das 14h00min às 14h30min, foi apresentado na sala 211 do PAF-III o estudo: Análise Comparativa da Distribuição Espaço-temporal dos Casos de Dengue. Cuja apresentação foi efetuada por Thalita Madeira de Almeida que estava sob orientação de Florisneide Rodrigues Barreto.
Thalita, que é graduanda do bacharelado interdisciplinar em saúde expôs seu estudo com base de dados obtidos no denguenaweb e no sinan (salvador-ba 2013-2014). Desta maneira, dados alarmantes como estatísticas na qual indicam que seis a cada 100 residências da cidade possuem focos do inseto transmissor da doença. Onde o índice de 6% é considerado de alto risco para ocorrência de epidemia, segundo parâmetros do Ministério da Saúde.
Participei como ouvinte desta programação, pois já contrai a doença uma vez no estado da Bahia, e acompanho constantemente os noticiários que tratam da gravidade da doença. Thalita, por conseguinte, utilizou seus quinze minutos de apresentação da melhor forma possível, deixando claro quais classes-sociais, quais os bairros e em quais meses do ano a dengue tem maior prevalência. A utilização de gráficos por meio do Power Point juntamente com o domínio do assunto e foco nos pontos mais importantes permitiu com que eu sanasse todas as minhas dúvidas e aprendesse ainda mais.
Outro ponto muito importante do trabalho foi à apresentação do Denguenaweb que é um projeto que utiliza a Internet como ferramenta de aproximação entre cidadãos e pesquisadores do campo da saúde pública, com o objetivo de identificar onde ocorrem os casos da doença na cidade do Salvador.
O projeto é, sem dúvida, uma excelente estratégia para informações como presença ou não de sintomas da dengue, ou ainda a ocorrência de casos nos diversos locais da