Traval
2.Escola dos Anatomistas e Fisiologistas da Administração, que ficou conhecida como Teoria Clássica da Administração, teve em Henri FAYOL o seu maior nome. Aconteceu na França, dando ênfase para a estrutura organizacional.
Essa abordagem é decorrência direta da Revolução Industrial, pelo crescente aumento do número de indústrias bem como o acirramento da concorrência.
Então, as origens da abordagem clássica se devem a dois aspectos históricos:
■o crescimento acelerado e desordenado das empresas
■a necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações.
Embora aparecendo em locais diferentes, essas duas propostas da Abordagem Clássica aconteceram na mesma época histórica (inicio do século XX) e tiveram muitos pontos em comum, de modo que são consideradas em conjunto numa única proposta que leva o nome de Abordagem Clássica.
Algumas dessas concordâncias são:
· foram conduzidas por engenheiros diretamente ligados a indústrias;
· consideravam princípios prescritivos e normativos, tais como: divisão do trabalho, especialização, unidade de comando, amplitude de controle;
· preocupação com a organização formal;
· visão da organização como um sistema fechado;
· aceitação do conceito de homo economicus;
· busca da máxima eficiência.
Questão proposta De acordo com osso texto, CHIAVENATO (2003) propõe uma classificação em dois grandes blocos de abordagem para as teorias da Administração.
Verifique nas afirmações a seguir qual (ou quais) caracterizam essa classificação de Chiavenato: I. abordagens explicativas e descritivas II. abordagens explicativas e normativas III. abordagens prescritivas e