traumatismo
OUTUBRO/2013
Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.
R: O autor sugere que necessitamos de outros fatores para se pensar, além de diversas transformações para alcançarmos o Desenvolvimento Sustentável. Não se tratam somente dos fatores economia, ambiente e social, que impedem o desenvolvimento, mas também da política, cultura e educação, que contribuem para esse não desenvolvimento ou para o não progresso. O desenvolvimento sustentável supõe uma reforma intelectual e mora para isso essa transformação do ser humano tem que começar desde o berço.
E com todas essas transformações pelo mundo, necessário seria, compartilhar a ética solidária, para isso é preciso refletir sobre a função de cada um na sociedade, ou seja o ser humano precisa construir um novo ser.
Sobre o aspecto econômico não haverá mudança no padrão de consumo se não houver mudanças nos valores sociais, afinal, a mídia atual estimula o consumismo ao extremo.
Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.
R: São economia, ambiente e social.
Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.
R: A primeira resposta é a tecnologia, onde os países poderiam desenvolver tecnologias inovadoras de modo a mudar o modo de consumo dos recursos naturais. A segunda é a mudança radical no padrão de consumo vigente, com a reeducação sobre esse fator, e com a criação de produtos mais duráveis, além da conscientização das pessoas para o reuso