traumatismo
As lesões traumáticas geralmente ocorrem em obediência a padrões previsíveis e são, portanto, passíveis de prevenção. Por exemplo, os acidentes automobilísticos.
Os traumatismos são as urgências e emergências mais freqüentes e de maior envolvimento da área da saúde.
Dentre os traumas destacam-se:
Traumatismo abdominal
Traumatismo de tórax
Traumatismo craniano
1- Traumatismos abdominais e Intra- abdominais:
O traumatismo abdominal é responsável por um grande número de mortes, muitas vezes evitáveis. A cavidade intraperitoneal, abdome, juntamente com a cavidade torácica e com o espaço retroperitoneal, soa os locais do organismo que comportam sangramentos, podendo levar a choque hemorrágico sena detectados a tempo.
Os sintomas abdominais relacionados ao traumatismo, muitas vezes, são confundidos com lesões associadas com dor referida ou, por alterações do nível de consciência, principalmente, decorrentes do trauma craniano, o que dificulta a sua avaliação. Portanto, uma avaliação rigorosa do abdome e uma correta orientação reduzem os erros na interpretação e os impactos desfavoráveis na evolução do paciente.
No caso em que há colisões automobilísticas, as seguintes informações são fundamentais para antecipar o padrão de lesões e agilizar o diagnóstico e a conduta do socorrista. Destacamos:
O tipo de colisão-frontal, lateral,traseira, angular ou capotamento;
Localização e intensidade de deformação externa do veículo;
Presença de vítimas ejetadas;
Morte dos ocupantes do veículo;
Uso do cinto de segurança;
Grau de deformação do espaço interno do veículo ocupado pelas vitimas;
Posicionamento e das vitimas dentro do veiculo.