Traumas Pr sara
A avaliação de um paciente traumatizado inicia-se antes mesmo da visualização da vitima, na fase pré-hospitalar do atendimento. Na avaliação da cena, a observação das circunstancias nas quais ocorreu o evento, como no tipo de colisão automobilística, o grau de deformidade do veiculo, a altura da queda, a velocidade dos corpos, o tipo e calibre de arma, entre muitas outras, permite que se estabeleça uma relação entre estes fatos e as possíveis lesões apresentadas pela vitima.
A equipe que atende a um politraumatizado deve ter dois tipos de lesões em mente. O primeiro tipo são aquelas facilmente identificáveis ao exame físico. Já o segundo tipo refere-se as lesões ditas potenciais, ou seja, não são obvias ao exame mas podem estar presentes pelo mecanismo de trauma sofrido pelo paciente.
Tipos de trauma:
Trauma contuso (Fechado)
O trauma fechado geralmente e resultante do impacto do corpo contra uma superfície, ou processo de desaceleração intensa e rápida. Ocasionados em qualquer condição que possa produzir os mecanismos de força que se sequem:
Força de constrição: produz lesão do órgão pelo impacto contra uma superfície óssea.
Força tangencial: traciona o órgão alem dos seus limites de mobilidade.
Força de compressão súbita: geralmente atinge vísceras ocas causando a explosão das mesmas.
Lesão por compressão :
As lesões por compressão ocorrem quando a parte anterior do tronco deixa de deslocar-se para frente enquanto que a parte posterior continua a mover-se em direção anterior. Ex: Saco de papel.
Lesão por desaceleração:
Os órgãos do corpo humano possuem estruturas de fixação próprias mais ou menos moveis de acordo com as características de cada órgão. As lesões por desaceleração desenvolvem-se quando a parada súbita do corpo ocorre e os órgãos internos continuam seu deslocamento, rompendo suas estruturas de fixação ou a si próprio. Ex: caixa craniana.
As principais causas de ferimentos contusos incluem:
A. Colisão