Tratamentos Termicos
Recozimento é um processo de tratamento térmicos dos aços que se da pelo aquecimento das peças, o tempo e temperatura são calculados em função do tamanho da peça ou do lote, e o resfriamento em velocidades e condições adversas.
Nos processos térmicos, o recozimento reduz a dureza para ter uma maior usinabilidade das peças que irão ser construídas, existem alguns processos que necessitam de atmosfera controlada ou proteção, elas são mantidas em temperaturas relativamente baixas entre 550°C e 900°C. A temperatura é estipulada pelo tipo do aço que pode ser consultado em uma tabela do fabricante.
O resfriamento é feito de maneira lenta, dentro do forno que foi aquecido ou na temperatura ambiente ou em caixas.
Os processos de recozimento subdividem-se ainda Processo de recozimento total ou pleno, recozimento isotérmico ou cíclico, esferoidização ou ainda recozimento para alivio de tensões.
O recozimento é composto por três estágios:
Recuperação: No primeiro estágio do recozimento, o processo ocorre em temperaturas baixas. Nele as discordâncias se rearranjam, para que adquiriram configurações mais estáveis, embora não haja, pelo menos aparentemente, mudança na quantidade de defeitos presentes. Não há sobre as propriedades do material nenhum efeito sensível.
Recristalização: Em temperaturas mais elevadas, ocorre na microestrutura do metal grandes alterações, com variações nas propriedades mecânicas. A recristalização é um fenômeno de nucleação.
Crescimento de Grão: A temperaturas mais elevadas, os grãos recristalizados tendem a crescer, já que há um mecanismo no qual alguns grãos absorvem os grãos circunvizinhos. A força propulsora do crescimento de grão é a energia superficial dos contornos de grão dos grãos recristalizados.
1.1.1 Recozimento Total ou Pleno
O recozimento total ou pleno consiste no aquecimento do aço acima da zona crítica, durante o tempo necessário e suficiente para se ter solução do carbono ou dos elementos de liga no ferro