Tratamento térmico de Duraluminio
Agradecimentos
Aos nossos pais e as pessoas especiais pelo incentivo em todos os momentos de nossa vida. Ao nosso orientador prof. Paulo Junho de Oliveira e ao Toninho do Laboratório de Metalurgia e Materiais que mostraram os caminhos a serem seguidos. Em especial ao nosso amigo francês, Marc.
“Os guerreiros vitoriosos vencem antes de ir a guerra, ao passo que os derrotados vão a guerra e só então procuram a vitória."
Sun Tzu - “A arte da guerra"
Sumário
1
Revisão Bibliográfica
1
1.1
Introdução
1
1.2
Obtenção do Alumínio
1
1.3
Aplicações do Alumínio
4
1.4
Principais características do Alumínio
5
1.5
As Ligas de Alumínio
6
1.6
Influência dos Elementos de Liga
7
1.7
Tratamentos Térmicos das Ligas de Alumínio
9
2
Parte Experimental
16
2.1
Procedimento Experimental
16
3
Resultados e Conclusões
22
3.1
Apresentação dos Resultados
22
3.2
Conclusões
23
3.3
Sugestões para Trabalhos Futuros
24
Referências Bibliográficas
25
Apêndice
26
Resumo
As ligas de alumínio são amplamente utilizadas na indústria moderna, devido ao seu baixo peso específico, elevada resistência mecânica e boa resistência à corrosão. Além disso, é possível melhorar as propriedades mecânicas de ligas de alumínio com a realização de tratamentos térmicos A têmpera seguida de envelhecimento artificial, por exemplo, promove o endurecimento das ligas. É possível obter o máximo valor de dureza em função da temperatura e do tempo de envelhecimento.
Neste trabalho foi estudado o comportamento da liga AA 7475 quando submetida aos tratamentos térmicos de têmpera e envelhecimento artificial. Por se tratar de uma liga relativamente nova no mercado, poucas informações estão disponibilizadas a respeito desta. Foram realizados vários tratamentos de têmpera e envelhecimento artificial utilizando-se temperaturas e tempos diferentes e