milenio
No ano 2013 no Centro de Referencia de atendimento a Mulher – CRAM no Município de Aquidauana – MS foram atendido 122 caso de violência contra mulher desde 45 casos de violência domestica, outro fato relevante que mais sofre violência são pessoas desempregada, do lar e autônoma.
A falta de trabalho afeta a vida do ser humano, o trabalho e fundamental na socialização e na sua inserção social para o individuo.
“O trabalho, enquanto atividade criativa e de transformação, modifica não apenas o mundo, mas também o homem que o executa. O homem se reconhece no seu trabalho e se daquilo que constrói se orgulha do fruto do seu trabalho e também se transforma nesse processo. Modifica seus hábitos, seus gostos, seu jeito de vestir, seu modo de comportar-se. O trabalho enriquece o homem e não estamos aqui falando em dinheiro, em acumulo de bens (esmo porque distribuição de renda é um capitulo a parte), estamos falando em conhecimento, experiência, habilidades, enfim, desenvolvimento da forma mais ampla que podemos pensar”(SORATTO & HECKLER, 1999, P.112).
O ser humano em situação de vulnerabilidade e risco social estão sujeito a diversos tipos de violência.
A mulher ainda vive, nos dias atuais, num clima de opressão e submissão, sendo violentada das mais variadas forma. Ainda esta longe da pratica a alegada igualdade de direitos entre homens e mulheres.
Para (Pinatti, 2007) A violência contra a mulher é produto de uma construção histórica — portanto, passível de desconstrução — que traz em seu seio estreita relação com as categorias de gênero, classe e raça/etnia e suas relações de poder. Por definição, pode ser considerada como toda e qualquer conduta baseada no gênero, que cause ou passível de causar morte,