Extração de DNA
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: BIOLOGIA MOLECULAR E NOÇÕES DE BIOTECNOLOGIA
RELÁTORIO:
EXTRAÇÃO DE DNA
EXTRAÇÃO DE DNA
INTRODUÇÃO
O DNA é um composto biológico muito importante. Nele estão contidas todas as informações necessárias para controlar as funções que estão acontecendo no corpo de todo ser vivo.
A extração de DNA é o primeiro passo para utilizá-lo em técnicas moleculares. Existem diferentes protocolos de extração de DNA que variam em função da espécie e do tecido a ser utilizado (Costa e Moura, 2001).
OBJETIVO
Fazer a extração do DNA para observação a olho nu.
MATERIAIS E REAGENTES
- Béquer
- Bastão De Vidro
- Tubo De Ensaio
- Grau
- Pistilo
- Faca
- Filtro
- Funil
- Fonte De Calor
- Álcool Etílico Gelado
- Cebola
- Kiwi
- Água
- Detergente
- Cloreto De Sódio (Nacl – Sal De Cozinha) PROCEDIMENTO
O kiwi e a cebola foram descascados, picados e colocados no grau. Em seguida foram macerados com a ajudo do pistilo. A solução de lise foi preparada adicionando-se 150 mL de água morna, uma colher de detergente e uma colher de sal de cozinha. A água de lise foi misturada ao kiwi e a cebola e foram levemente agitadas por 15 minutos. Após a agitação a mistura foi incubada por meia hora, de vez em quando a mesma era agitada. Em seguida a mistura foi filtrada, e o filtrado colocado em tubos de ensaios. Adicionaram-se, levemente, dois volumes de álcool etílico no tubo de ensaio. Aguardou-se cerca de 3 minutos para o DNA começar a precipitar. Com auxílio de um bastão de vidro as moléculas de DNA enroladas.
RESULTADO E DISCUSSÃO
O kiwi e a cebola foram picados para aumentar a superfície de contato com os reagentes adicionados. Os ingredientes foram macerados para que os reagentes utilizados chegassem mais facilmente em todas as células. O detergente, presente na água de lise,