Dureza Brinell
O ensaio de dureza pelo método Brinell consiste, junto ao ensaio de tração, a seleção e controle de qualidade dos metais. Sua avaliação é realizada de modo que o material analisado resista a penetração de uma ponta rígida, com um formato pré-definido, sob a aplicação de uma carga padronizada.
SUMÁRIO
OBJETIVOS 5
INTRODUÇÃO 6
PROCEDIMENTOS 8
RESULTADOS 9
ANALISE DE RESULTADOS 10
ANEXO 11
BIBLIOGRAFIA 12
OBJETIVOS
A prática teve como objetivo avaliar a dureza Brinell de quatro metais: aço, latão, cobre e alumínio. E assim avaliar a resistência mecânica e obter a especificação de cada material comparando-os uns aos outros.
INTRODUÇÃO
O ensaio de dureza juntamente com o ensaio de tração, tem o objetivo de selecionar e controlar a qualidade dos metais. Sendo largamente utilizado na especificação e comparação de materiais.
Dois convencionais procedimentos são utilizados na avaliação do resultado do ensaio, são eles: Resistência à penetração e Resistência ao risco.
O método utilizado na medição dependerá da natureza, dimensões da amostra e a espessura da peça em análise. Os procedimentos de medição serão classificados em estáticos e dinâmicos, lembrando que os mais usuais utilizam a penetração estática.
Na avaliação da dureza de materiais metálicos alguns métodos são mais utilizados, dentre os quais podem ser indicados: Método Brinell; Vickers, Rockwell, Meyer, Knoop, Shore, dentre outros.
Para a realização da prática utilizamos o Método Brinell.
J. A. Brinell estudou muitos aspectos do ferro e de sua produção. Suas descobertas sobre o controle de carbono contido nas fases contribuem até hoje para novas descobertas a respeito de propriedades do aço. Brinell propôs um método para avaliar a dureza, a partir daí o número de dureza Brinell (HBN) foi, então, expresso pela