Dureza brinell
O experimento consiste em um utilizar corpos de prova de materiais diferentes como aço, alumínio, latão e cobre, realizando o ensaio através do método Brinell, que utiliza um penetrador de esfera.
Na ciência dos materiais, dureza é a propriedade característica de um material sólido, que expressa sua resistência a deformações permanentes e está diretamente relacionada com a força de ligação dos átomos. Uma maneira de avaliar a dureza é verificar a capacidade de um material penetrar o outro. Na engenharia utiliza-se o chamado ensaio de penetração para a medição da dureza.
Objetivo
O experimento tem como objetivo, visualizar na pratica a realização de um ensaio mecânico muito utilizado pela industria, o ensaio de dureza Brinell.
Sumário
Introdução ......................................................................... 02
Materiais .............................................................................. 03
Metodologia ........................................................................ 03
Resultados ........................................................................... 05
Conclusões ........................................................................... 05
Referências Bibliográficas .................................................. 05
Introdução
A dureza de Brinell consiste numa escala para a medição de dureza dos metais. Esta foi construída por volta de 1900 pelo engenheiro sueco Johann August Brinell (1849-1925).
Nos testes da dureza de Brinell um penetrador esférico endurecido é aplicado à superfície do metal a ser testado exercendo sobre uma força. O diâmetro do penetrador de aço endurecido varia de 2,5 milímetros a 10 milímetros. As cargas padrão variam entre 500 e 3000 quilogramas em incrementos de 500 quilogramas.
Durante a realização de um teste, a carga é mantida constante durante um intervalo de tempo especificado.
Os materiais mais duros necessitam de maiores cargas aplicadas.
O