Dureza Brinell
Ensaios de dureza pelo Método Brinell
Ciência e Seleção dos Materiais
Curso de Engenharia de Produção
Belo Horizonte, fevereiro de 2015
Resumo
Este relatório trata de ensaios mecânicos, “Ensaio de dureza pelo método Brinell”. O ensaio foi realizado de acordo com a NBR NM 187-1 – Materiais Metálicos – Dureza de Brinell – Parte 1: Medição da dureza de Brinelll. Maio/1999 – NBR NM 182-2.Nb=BR 6443 – Bloco Padrão para ensaio de Dureza Brinell. Para realizar o ensaio de dureza foram utilizados os seguintes materiais: aços comuns, ligas de cobre, (latão) e liga de alumínio. Obtivemos a conclusão que quanto maior a dureza do material maior também será sua resistência a Tração.
Sumário
Sumario i 1. Objetivos
4
2. Introdução
5
3. Metodologia
7
4. Resultados
8
5. Análise de Resultados & Conclusão
10
6. Referências Bibliográficas
11
1. OBJETIVOS
Este ensaio de dureza de Brinell contém os seguintes objetivos:
- Avaliar a dureza de diversos materiais metálicos pelo método de Brinell.
- Avaliar a resistência mecânica do material, conhecendo-a a sua dureza de Brinnel.
2 INTRODUÇÃO
Dureza é uma condição da superfície do material e não representa nenhuma propriedade fundamental da matéria. O ensaio de dureza é um dos mais empregados na seleção e controle de qualidade dos metais, para sua avaliação são usados dois procedimentos: Resistência à penetração de uma ponta rígida e Resistência ao risco que envolve um processo de corte de um metal pelo outro.
Na medição da dureza os métodos usados se distinguem basicamente pela forma do penetrador empregado e pelas condições de aplicação da carga. A escolha do método depende, dentre outros fatores, da natureza e dimensões da amostra além da espessura da camada a ser analisada. De acordo com a velocidade de aplicação da carga os procedimentos de medição