Tratamento termico
FATORES QUE INFLUENCIAM: temperatura, tempo e velocidade de resfriamento(lento, ao ar ou forno).
RECOZIMENTO: tem por objetivo a remoçao das tensoes internas devido aos tratamentos mecanicos; diminue a dureza para facilitar a usinabilidade; melhorar resistencia e ductilidade; ajustar o tamanho dos graos;produzir uma microestrutura definida.
RECOZIMENTO PARA ALIVIO DE TENSOES: remoção de tensoes externas.
RECOZIMENTO PARA RECRISTALIZAÇÃO: elimina o encruamento gerado pela deformação a frio.
RECOZIMENTO HOMOGENEIZAÇÃO: melhorar a homogeneidade da icroestrutura as peças fundidas.
RECOZIMENTO TOTAL OU PLENO: obter dureza e estrutura controlada para aços.
*A transformação da austenita ocorre na parte superior, produzindo, portanto, perlita de baixa dureza. Esse exemplo é para um aço eutetóide. Para um aço hipoeutetóide, há também ferrita e, para um hipereutetóide ocorre a presença da cementita.
ESFEROIDIZAÇÃO:produção de uma estrutura globular; melhora a usinabilidade. O tratamento consiste em aquecer, manter por um longo tempo a peça em temperatura um pouco abaixo da formação da austenita e resfriar.
NORMALIZAÇÃO: refinar o grão; melhorar a uniformidade da microestrutura. (é usada antes da tempera e revenido)
TÊMPERA: obter estrutura martensitica que promove o aumento da durezae redução na tenacidade. Resfriamento deve ser rapido.
REVENIDO: sempre acompanha a tempera. Alivia ou remove as tensoes; corrige a dureza e fragilidade, aumentando a duureza e a tenacidade. Temperatura pode ser escolhida de acordo com as propriedades desejadas.
MARTEMPERA: o resfriamento é temporariamente interrompido, criando um passo isotermico, no qual toda a peça atinge a mesma temperatura. A seguir o