Tratamento de resíduos sólidos
Resíduos sólidos consiste naquilo que chamamos de lixo, materiais sólidos considerados sem utilidade, que são gerados pela humanidade, devendo ser descartados.
Um dos maiores problemas do poder público, é a coleta, destinação e o tratamento desses lixos. Sendo assim, grande parte é jogada à céu aberto, causando diversos problemas no ecossistema, como, poluição de águas subterrâneas, transmissão de doenças, e acumulo de animais daninhos (ratos).
A CTRS (Central de Tratamento de Resíduos Sólidos) é o lugar destinado onde todos os tipo de resíduos encontram a sua destinação final adequadamente.
Essa central deve oferecer soluções de maneira correta como;
Recepção dos resíduos;
Separação dos resíduos de acordo com suas características físicas;
Destinação correta para os recicláveis ou reutilizáveis;
Tratamento de resíduos sólidos orgânicos;
Destinação para os resíduos perigosos;
Destinação correta para resíduos dos serviços de saúde;
Disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
Municípios com mais de 200.000 habitantes a CTRS deve encontrar maneiras de ser sustentável no tratamento de resíduos sólidos, como características, produzir energia própria, sem ter que fazer utilização de qualquer combustível, ter diagnósticos desses resíduos de qualidade, para calcular o tamanho das centrais evitando gastos desnecessários. E também o centro administrativo precisa buscar contato com fornecedores de resíduos e compradores dos produtos reciclados.
Etapas da reciclagem
1. Primeiramente, caminhões de lixo executam a coleta, em seguida deposita os resíduos em uma central de triagem.
2. Na usina de triagem é feita a separação dos resíduos, aonde se destina os tipos de resíduos recicláveis, tratamento para resíduos perigosos, hospitalares e orgânicos.
3. Os resíduos orgânicos é passado por um tratamento em biodigestores, composto por um fermentador e um gerador elétrico, resultando na geração do biogás