Tratamento de resíduos sólidos urbano
Cristiana Pereira de Souza
Resumo:
Entre os diversos problemas ambientais existentes, o dos resíduos sólidos urbanos tem-se tornado um dos maiores desafios da atualidade. Com o crescimento acelerado da população, houve incremento na produção de bens e serviços. Estes, por sua vez, à medida que são produzidos e consumidos, acarretam uma geração cada vez maior de resíduos, os quais, coletados ou dispostos inadequadamente, trazem significativos impactos à saúde pública e ao meio ambiente.
Um dos maiores desafios com que se defronta a sociedade moderna é o equacionamento da questão do lixo urbano (resíduos sólidos). Além do expressivo crescimento da geração de resíduos sólidos, sobretudo nos países em desenvolvimento, observam-se, ainda, ao longo dos últimos anos, mudanças significativas em suas características. Essas mudanças são decorrentes principalmente dos modelos de desenvolvimento adotados e da mudança nos padrões de consumo. O crescimento populacional aliado à intensa urbanização, acarreta a concentração da produção de imensas quantidades de resíduos e a existência cada vez menor de áreas disponíveis para a disposição desses materiais. Desta forma, torna-se cada vez mais importante a utilização de técnicas adequadas para o tratamento desses resíduos, de forma a minimizar os impactos ambientais por eles gerados e promovendo o seu tratamento de forma sustentável.
Desenvolvimento
Na atualidade temos nos deparamos em jornais, revistas, meios de comunicação em geral, com catástrofes naturais que segundo estudiosos têm origem no uso inadequado que a sociedade de forma geral tem feito dos recursos naturais e do meio ambiente. Assim não podemos mais viver explorando o meio ambiente sem que essa utilização seja consciente e sustentável.
O colapso do saneamento ambiental no Brasil chegou a níveis insuportáveis. A falta de água potável e de esgotamento sanitário é responsável, hoje,