RESÍDUOS SOLIDOS
DEFINIÇÃO
Lixo ou Resíduo?
Resíduo é, basicamente, todo e qualquer material sólido proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas, como folhas, galhos de árvores, terra e areia espalhados pelo vento, etc.
ABNT - NBR 10004/1987-2004
Resíduos nos estados sólidos e semi-sólidos, que resultam de atividades de origem: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.
RESÍDUOS SÓLIDOS
RESÍDUOS SÓLIDOS
CLASSIFICAÇÃO - ABNT NBR 10.004/87 – Revisada 2004
Resíduos Classe I – perigosos
Inflamabilidade,
corrosividade, patogenicidade. reatividade,
toxidade,
Resíduos Classe IIA – não inertes biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água Resíduos Classe IIB - inertes
Não apresentam concentrações de substância solubilizadas a níveis superiores aos padrões de potabilidade da água, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor
RESÍDUOS SÓLIDOS
CLASSIFICAÇÃO - ORIGEM
CLASSIFICAÇÃO - ORIGEM
Resíduos Urbanos provenientes das residências, estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços, limpeza pública, entulhos da construção civil e similares.
Resíduos de Serviços de Saúde provenientes de qualquer atividade que execute atividades de natureza médico-assistencial às popupalções humana ou animal, bem como centros de pesquisa na área de farmacologia e saúde.
Resíduos Industriais provinientes das atividades de pesquisa e transformação de matérias primas e substâncias químicas, por processos específicos, em novos produtos, incluindo os resíduos da atividade de mineração.
Resíduos Agrícolas provenientes da atividade agrícola e agropecuária, inclusive agrotóxicos e as embalagens usados desses produtos.
Fontes geradoras
RESÍDUOS SÓLIDOS
RESTOS DE ALIMENTO
PLÁSTICO, VIDRO, PAPEL
PAPELÃO, TECIDO, PILHA
BATERIA, METAL, PNEU
PODA E CAPINA
CLASSIFICAÇÃO - ORIGEM
Resíduos de Serviços de Transporte