Catadores de materiais recicláveis em bh
Em Belo Horizonte existe uma grande instituição chamada ASMARE – associação dos Catadores de Papelão e Material Reaproveitavél. Essa entidade reúne grande parte dos trabalhadores (catadores) de materiais recicláveis. Além de fornecer mais dignidade e reconhecimento para esses cidadãos, essa instituição também visa à redução do lixo na cidade, o reaproveitamento de materiais, a coleta seletiva, entre outros. Em geral, os trabalhadores que hoje são associados e fazem parte do projeto ASMARE começaram desde suas infâncias catando papel, papelão, plástico etc. Essas pessoas passaram toda sua vida atuando nesta única área, e suas famílias seguem o mesmo caminho. Quando uma mãe começa a catar materiais nas ruas junto com seu marido, traz consigo os filhos ainda novos, mais tarde vêm os netos e assim por diante. É uma vida levada que se passa de geração em geração, e isso não acontece por opção, mas por necessidade.
Na mesa desses humildes cidadãos sempre falta o que comer, geralmente tem que se trocar o arroz pelo feijão, tão pouco se dão ao luxo de ter mais do que um par de sapato, e a oportunidade de um bom e compensador emprego passa muito longe da realidade que eles vivem.
Os catadores infelizmente não tiveram acesso a educação e a aprendizagem, e de certa forma a ASMARE proporcionou um pouco disso para eles. Ainda que o trabalho deles sempre favorecesse o meio ambiente, eles só se deram conta disso depois que começaram a atuar pela associação. Hoje eles são conscientes do quanto o lixo pode degradar com a natureza, o quanto um material qualquer pode demorar a se desfazer no meio ambiente, e principalmente, o quanto a ajuda deles é necessária para o bem estar da cidade e do planeta. A ASMARE também foi essencial para vincular esses catadores à sociedade. Há algum tempo atrás, esses trabalhadores eram tachados pela população como marginal e até mesmo lixo, por estar trabalhando com o mesmo. Essas pessoas sofriam