Trabalho De Tratamento De Residuos Solidos
Engenharia Civil
Tratamento de Resíduos sólidos
Polline Tainah de M. Leite
Natália Cantamissa Verly
Rio de Janeiro 2015
Introdução:
Gestão e Gerenciamento de Resíduos sólidos Todo setor de resíduos deve ser abordado de uma maneira completa. Uma curiosidade por exemplo é que na Alemanha para ser gerente de resíduos sólidos é necessário ter mestrado ou doutorado, isso por que o Pais deve seguir rigorosamente as normas e leis e sobre tudo está afinado na tecnologia do mundo moderno. Aqui no Brasil o caminho sobre Resíduos sólidos é encaminhado através da Política Nacional de Resíduos Sólidos, elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente brasileiro.
Em todo o planeta existem diversos tipos de tratamento de cada um dos mais diferentes tipos de resíduos. Assim como existem muitas soluções tecnológicas, também existem diversas outras que fazem uso de um sistema como o programa Lixo Zero, aplicado em muitos países da Europa, Ásia e na América do Norte que conseguem reduzir significativamente a quantidade de resíduos gerados em seus países. Dessa forma, as metodologias devem ser prioritariamente aplicadas quando comparadas as tecnologias.
Antes de buscar as melhores tecnologias, o gestor deve conhecer muito bem os Aspectos Legais que regem o setor de resíduos sólidos na sua região, tanto na esfera municipal, estadual como nacional. No Brasil a Lei 12.305/2010 rege o setor de resíduos sólidos e define a ordem de prioridade no gerenciamento de resíduos sólidos da seguinte maneira:
Não geração,
Redução,
Reutilização,
Reciclagem,
Tratamento dos resíduos sólidos
Disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
O porquê de não jogar lixo no chão?
Fazendo uma pesquisa a respeito de resíduos sólidos nos abre um lek muito grande em relação a muitos assuntos, quando falamos em resíduos pensamos em não geração, redução, reciclagem, ‘’ai’’ achando que ninguém está vendo jogamos algo no chão, seja uma latinha que pode ser