Coleta De Residuos Final
Carlos Alberto Lima Cavalcante
Coleta e tratamento de resíduos sólidos
SANTOS
2015
ESAMC - Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação
Carlos Alberto Lima Cavalcante
Coleta e tratamento de resíduos sólidos
Trabalho de saneamento básico referente ao tratamento e a coleta dos resíduos sólidos.
SANTOS
2015
Sumário
1 PROBLEMAS COM A GERAÇÃO DE LIXO 4
2 DEFINIÇÃO DE RESÍDUO SÓLIDO 5
3 TIPOS DE RESÍDUOS 6
4 COLETAS DE RESÍDUOS 7
5 DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS 9
6 TRATAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS 10
7 CONCLUSÃO 13
8 BIBLIOGRAFIA 15
1 PROBLEMAS COM A GERAÇÃO DE LIXO
Os maiores problemas encontrados nas grandes cidades, é o lixo sólido, resultado de uma sociedade que a cada dia mais consome.
Esse processo é devido a acumulação dos dejetos que nem sempre possui um lugar e um tratamento adequado. Isso tende a evoluir, uma vez que a população aumenta e gera elevação no consumo, e consumo significa lixo.
Para termos uma noção mais ampla do problema, tomemos a cidade de São Paulo como exemplo, em média cada pessoa produz diariamente entre 800 g a 1 kg de lixo diariamente, ou de 4 a 6 litros de dejetos, por dia são gerados 15.000 toneladas de lixo, isso corresponde a 3.750 caminhões carregados diariamente. Em um ano esses caminhões enfileirados cobririam o trajeto entre a cidade de São Paulo e Nova Iorque, ida e volta.
A questão do lixo está diretamente ligada ao modelo de desenvolvimento que vivemos, vinculada ao incentivo do consumo, pois muitas vezes adquirimos coisas que não são necessárias, e tudo que consumimos produzem impactos. Há aproximadamente 40 anos a quantidade de lixo gerada era muito inferior à atual, hoje a população aumentou, a globalização se encontra em um estágio avançado, além disso, as inovações tecnológicas no seguimento dos meios de comunicação (rádio, televisão, internet, celular etc.) facilitaram a dispersão de