artigo residuos 1
Palavra-chave:
1 INTRODUÇÃO
Um dos maiores desafios da sociedade moderna é a geração excessiva e a disposição final ambientalmente correta dos resíduos sólidos. A preocupação em relação aos resíduos sólidos em especial aos resíduos sólidos urbanos (domiciliar, industrial, hospitalar) tem aumentado, devido ao crescimento da produção, do gerenciamento inadequado e a falta de locais para a disposição final dos resíduos, gerando uma insustentabilidade urbana.
O desenvolvimento econômico aliado ao crescimento populacional, urbanização e tecnologia vem alterando o estilo de vida e o padrão de consumo da população. Como consequência direta desses processos tem-se o aumento da produção de resíduos sólidos, considerando a quantidade e a diversidade, principalmente quando se fala em centros urbanos que cada vez mais abriga o número maior de habitantes e estes em razão da tecnologia empregada no cotidiano geram resíduos de composição perigosa ao meio ambiente.
A gestão e a disposição inadequada dos resíduos sólidos causam impactos socioambientais, tais como degradação do solo, comprometimento dos corpos d’água e mananciais, intensificação de enchentes, contribuição para a poluição do ar e proliferação de vetores de importância sanitária nos centros urbanos e catação em condições insalubres nas ruas e nas áreas de disposição final (Besen et al., 2010).
Está cada vez mais visível que a adoção de padrões de produção e consumo sustentáveis e o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos podem reduzir de maneira significativa os
2 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
2.1 Classificação dos RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
De acordo com Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos– PGIRSU do NURENE – Núcleo Regional Nordeste / ReCESA – Rede de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental,os Resíduos Sólidos Urbanos são classificados de diferentes maneiras, sendo mais comumente utilizada a classificação por origem e por potencial de contaminação. A importância dessa