Relatorio de praticas pedagogicas
O projecto de pesquisa em mão está ligado a linha de pesquisa sobre “os resíduos sólidos” sob orientação do docente da cadeira de Tema Transversal aos estudantes do Curso de Física da Universidade Pedagógica - Tete.
No mesmo abordara-se sobre os problemas de gestão dos resíduos sólidos no mundo, Moçambique, com exemplos da Cidade de Tete, relativamente no que diz respeito as possíveis causas e subsequentes consequências a nível ambiental, social e económico.
Ora, é comum definir como resíduos sólidos todo e qualquer resíduo que resulte das actividades diárias do homem na sociedade (Lima, 2001). Schneider et Al, (2004) amplia o conceito de resíduo a tudo que é gerado como consequência não desejada de uma actividade humana e, em geral, de qualquer ser vivo. Esta definição pode ser simplificada como sendo o conjunto de resíduos resultantes das actividades humanas e dos animais domésticos.
Ao tratar os resíduos sólidos de maneira correcta, podemos defini-los como os resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de actividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola e de serviços. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controlo de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornam inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam, para isso, soluções técnicas e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível.
Segundo (LIMA, 2001), os impactos ecológicos não eram considerados nas sociedades primitivas, porque a produção de lixo era reduzida e a possibilidade de assimilação ambiental era grande. Após o desenvolvimento tecnológico na revolução industrial registada no mundo, passaram a exigir considerações capazes de limitar esses impactos. É dentro desse tipo de sociedade que, em nossos dias, o problema deve ser considerado, a fim de que esse