Relatório de uma Pratica Pedagogica
EXTRAÇÃO DE DNA carla.sorge@hotmail.com
Roque Ismael da Costa Güllich bioroque.girua@hotmail.com Marisa Both marisaboth@hotmail.com Linha de trabalho:
Grupos de trabalho: Programa Institucional de Bolsa à Iniciação a Docência (PIBID/CAPES/2011-2013)
Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências e Matemática (GEPECIEM/UFFS-Campus Cerro Largo)
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Formação de professores, Experimentação
Introdução
Este relato de experiência é uma intenção de problematizar e conhecer o modo como uma prática experimental realizada com uma turma de 1º ano do Ensino Médio, sobre extração de DNA pode ressignificar conceitos genéticos. A literatura da área de ensino de Ciências aponta que o uso da experimentação em sala de aula é importante porque incentiva e facilita o aprendizado do aluno.
Tendo essa compreensão, o curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo propôs o Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBIDCiências) que visa uma formação docente de melhor qualidade para os licenciandos da área de Ciências: Biologia, Física e Química através da aproximação da licenciatura com a Escola Básica através de uma proposta pautada no ensino pela experimentação.
O programa tem como foco o uso da experimentação na sala de aula através da qual o licenciando tem um contato direto com a sala de aula e passa a auxiliar o professor em suas atividades, procurando propor as práticas experimentais nesse contexto. Os professores de Ciências que participam do programa trabalham em escolas municipais e estaduais pertencentes ao município de Cerro Largo-RS.
Este relato de experiência tem como objetivo compartilhar a prática realizada com outras pessoas e demostrar a importância do uso da experimentação no contexto situado. Sendo que esta pode ampliar a capacidade de aprendizado, porque funciona como um meio de envolver o aluno na