residuos solidos tratamento
ATIVIDADE ESTRUTURADA
PLANO DE COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS
NATAL
MARÇO - 2014
RIO DE JANEIRO – RJ
ÍNDICE
Apresentação cidade de Natal.
Etimologia
Geografia
Região metropolitana
Climas
Meio ambiente
Demografia
Etnias
Economia
Infraestrutura
Habitação
Referências citadas
NATAL
Natal é um município brasileiro, capital do estado do Rio Grande do Norte. Pertence à Mesorregião do Leste Potiguar e à Microrregião de Natal. Com uma área de 167,263 km², é a segunda capital brasileira com a menor área territorial (maior apenas que Vitória), fazendo desta a sexta maior capital do país em densidade populacional, distando 2 507 quilômetros de Brasília, a capital nacional.
De acordo com a estimativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2012, sua população é de 853 929 habitantes, sendo o décimo nono município mais populoso do país. Sua região metropolitana, formada por Natal e outros nove municípios do Rio Grande do Norte, possui uma população de quase 1,5 milhões de habitantes, formando a quarta maior aglomeração urbana do Nordeste, a décima sexta maior região metropolitana do país e a 388ª maior do mundo.
A Prefeitura de Natal, capital do Rio Grande do Norte, iniciou no ano de 2003 sua atual gestão de resíduos fundamentada nos pressupostos da recém-política nacional. Para a administração municipal, a sua gestão de resíduos responde aos critérios da sustentabilidade, pois se fundamenta nos aspectos: a) ambiental – correção sanitária e ambiental a área do antigo lixão e construção do aterro sanitário; b) econômico – racionalização e alocação eficiente do gasto público com os serviços dos resíduos – e, principalmente, c) social – incentivo à formalização de entidades de catadores e apoio à coleta e separação dos materiais recicláveis. A antecipação de pressupostos da PNRS