Tratamento de resíduos animais
O Programa ABC incentiva a adoção de tecnologias com capacidade de mitigar emissões de Gases de Efeito Estufa, dentre elas o Tratamento de Resíduos
Animais. A aplicação desta tecnologia viabilizará o tratamento de 4,4 milhões de m3 de resíduos animais. Nessa importante missão, o Governo Federal, os governos estaduais, o setor produtivo e toda a sociedade estão envolvidos.
Para cada iniciativa do Programa ABC estão previstas diversas ações, como: divulgação; capacitação de técnicos e produtores; transferência de tecnologia; pes-
1
Para as próximas gerações
quisa e desenvolvimento; regularização fundiária e ambiental; linhas de crédito
agricultura de baixa emissão de carbono
programa ABC
para fomento à produção sustentável; produção e distribuição de mudas florestais; disponibilização de insumos para agricultores familiares; contratação de assistência técnica; e estabelecimento de linhas de crédito rural.
Entre as ações já adotadas pelo Governo Federal, destaca-se a criação de uma linha de crédito para financiar os agricultores que pretendem adotar sistemas produtivos mais eficientes e capazes de contribuir para a mitigação dos GEE.
Essa linha de crédito já disponibilizou R$ 3,15 bilhões no Plano Agrícola e Pecu-
Tratamento de
Resíduos Animais
ário 2011/2012, com adoção de taxas de juros de 5,5% ao ano e prazo de até 15 anos para pagamento. Fale com o seu agente de crédito mais próximo.
Mais informações, acesse: www.agricultura.gov.br/abc
Falta
Este material integra as ações de divulgação e apoio à capacitação do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono do Governo Federal (Plano ABC).
ministério da agricultura, pecuária e abastecimento
Tratamento de
Resíduos Animais
Resolvendo o problema
Benefícios do Tratamento de Resíduos Animais
A tecnologia utilizada para o tratamento de resíduos e efluentes (resíduos animais líquidos) consiste na adoção de processo de digestão desses resíduos