RESIDUOS HOSPITALARES
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM I
CURSO: BACHARELADO EM ENFEMAGEM
MINISTRANTE: DRª GRAZIELLE ROBERTA FREITAS DA SILVA MS LARIZA MARTINS FALCÃO MS MAYARA ÁGUIDA MOURA
RESÍDUOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
MAIARA CARVALHO NOGUEIRA
TERESINA/ PI
NOVEMBRO/ 2013
CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
De acordo com a RDC ANVISA nº 306/2004, Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são os resíduos gerados em todos os serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal. Segundo a mesma a geração de resíduos divide-se em cinco grupos:
I - GRUPO A: Resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção. Os resíduos constituintes do Grupo A podem ser subdivididos em:
a) A1
1. Culturas e estoques de microrganismos; resíduos de fabricação de produtos biológicos, exceto os hemoderivados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas; resíduos de laboratórios de manipulação genética.
2. Resíduos resultantes de atividades de vacinação com microorganismos vivos ou atenuados, incluindo frascos de vacinas com expiração do prazo de validade, vazios ou com restos do produto, agulhas e seringas.
3. Resíduos resultantes da atenção à saúde de indivíduos ou animais, com suspeita ou certeza de contaminação biológica por agentes Classe de Risco 4, microrganismos com relevância epidemiológica e risco de disseminação ou causador de doença emergente que se torne epidemiologicamente importante ou cujo mecanismo de transmissão seja desconhecido.
4. Bolsas transfusionais contendo sangue ou hemocomponentes rejeitadas por contaminação ou por má conservação, ou com prazo de validade vencido, e aquelas oriundas de coleta