0973 9477 0370
Os profissionais da área da saúde estão expostos a riscos variados, principalmente os de natureza biológica. A principal fonte de contaminação dos trabalhadores e do ambiente são os resíduos tóxicos. Estes resíduos podem ser comuns, infectantes, químicos, radioativos ou perfurocortantes.
Os resíduos biológicos são aqueles que apresentam produtos biológicos que podem ou não representar risco potencial à saúde pública e ao meio ambiente, devido à presença de micro-organismos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção (Anvisa, 2005).
Para fazer a correta segregação dos resíduos dentro do local de trabalho (laboratórios, laboratórios de ensino, ambulatórios), é necessário conhecê-los. Segundo a legislação, existem cinco categorias de resíduos biológicos, além dos perfurocortantes, e cada uma tem uma forma de manejo.
As embalagens para o acondicionamento correto dos resíduos biológicos são o saco de lixo branco com símbolo de infectante e a caixa amarela para o descarte de material perfurocortante;.
Orientação para o Descarte de Resíduos em geral.
Grupo A: Resíduos Infectantes
Conforme a Resolução Nº 306 de 07 de dezembro de 2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária os resíduos do grupo A são resíduos que possuem a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção. O grupo A se divide nos seguintes subgrupos:
A1:
• Culturas e estoques de microrganismos; resíduos de fabricação de produtos biológicos, exceto os hemoderivados; descarte de vacinas de microrganismos vivos ou atenuados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas; resíduos de laboratórios de manipulação genética.
• Resíduos resultantes da atenção à saúde de indivíduos ou animais com suspeita ou certezade contaminação biológica por agentes classe de risco 4, microorganismos com