Tratamento de efluentes gerados na produção de biodiesel
1. Introdução / Objetivo a. Objetivo: apresentar formas de tratamento para os efluentes gerados na produção de biodiesel b. Introdução: O que são biocombustíveis e como é sua obtenção. Texto pra estudo: Biocombustíveis são líquidos ou gasosos, empregados no setor de transporte e que são predominantemente produzidos a partir de biomassa.Oferecem benefícios * a redução das emissões de gases que provocam o efeito estufa, * uma alta disponibilidade a partir de fontes comuns de biomassa, * características não poluentes, biodegradáveis e que contribuem para a sustentabilidade.
Tanto o bioetanol como o biodiesel podem ser definidos como combustíveis derivados de fontes renováveis, sendo o bioetanol um aditivo substituto da gasolina e o biodiesel um combustível para motores diesel.
Para a obtenção do biodiesel, o óleo e gordura vegetal ou animal são submetidos a uma reação química denominada transesterificação.Nessa reação, óleo e gordura vegetal ou animal reagem na presença de um catalisador (geralmente uma base)com um álcool (geralmente metanol)produzindo os correspondentes ésteres da mistura de ácidos graxos que são encontrados no óleo e gordura vegetal ou animal e obtendo-se como subproduto da reação a glicerina. Matérias-primas do biodiesel: * óleos vegetais mais comuns (por exemplo, soja,algodão,palma,canola,amendoim,girassole coco)gorduras animais (geralmente sebo) * óleos residuais (por exemplo, óleos de fritura usados) * e microalgas,com sua escolha dependendo em muito da geografia do local.
O biodiesel também pode ser produzido por outros modos diferentes da transesterificação por catálise básica, mas esta é mais usada por ser mais simples, rápida e de menor custo.
No processo final da produção do biodiesel este é submetido a um processo de lavagem com água visando a remoção de impurezas (purificação), seguida por filtração e secagem do biodiesel.