Politicas sociais
LEANDRO FACHINELLI TOLEDO
LEONARDO FACHINELLI TOLEDO
MARIA APARECIDA FERREIRA ALVES
ZENAIDE APARECIDA OLIVEIRA BARrOS
POLÍTICAS SOCIAIS
Avaliação dos resultados de planos setoriais
Uberaba
2012
LEANDRO FACHINELLI TOLEDO
LEONARDO FACHINELLI TOLEDO
MARIA APARECIDA FERREIRA ALVES
ZENAIDE APARECIDA OLIVEIRA BARrOS
POLÍTICAS SOCIAIS
Avaliação dos resultados de planos setoriais
Trabalho de Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Direito e Legislação Social, Trabalho Profissional I, Políticas Sociais II e Planejamento Social.
Orientador: Profs. Edna Braun, Jossan Batistute, Rodrigo Eduardo Zanbom.
Uberaba
2012
SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONCLUSÃO...............................................................................................................6
DADOS LEVANTADOS NA PESQUISA......................................................................8
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
Desde o final da década de 70 teve inicio no Brasil a introdução de partes da sociedade civil organizada na gestão de políticas sociais, estas que em algumas administrações públicas se opunham ao governo militar, tornaram-se a semente do que viria a ser o inicio de um processo de democratização da esfera pública.
A Constituição de 1988 instituiu em termos jurídicos a participação da sociedade civil na elaboração e no controle das políticas sociais, nas esferas federal, estadual e municipal. Esta participação teria como objetivo controlar e fiscalizar ações do Governo.
A redemocratização do país foi a base de importantes progressos do ponto de vista legal como a participação da população na formulação e gestão de políticas publicas e a universalização dos direitos sociais fatores essenciais para garantir o controle social. Em contrapartida neste mesmo período o projeto