Tratalho
No Direito, a linguagem falada e escrita, se constituem ferramentas de trabalho que podem levar ao sucesso ou fracasso de quem faz uso delas. Além da linguagem a expressão corporal deve ser observada a fim de evitar postura incorreta, bem como, uma má interpretação sobre o caráter.
ARGUMENTAÇÃO
Os recursos disponíveis para convencer uma audiência a respeito de um assunto qualquer são a argumentação e a retórica.
A argumentação foi chamada por Aristóteles de provas dialéticas.
O raciocínio dialético trata do que é razoável nos elementos que o discurso utiliza enquanto o raciocínio analítico atua com proposições necessárias de afirmações universais cuja validade consiste no fato de tratar de verdades genéricas.
Há um ditado que diz, quando acaba o argumento impera a violência, num tribunal de júri, quando acaba o argumento vem a derrota, razão pela qual é fundamental que a argumentação seja impecável e convincente. RETÓRICA
A retórica pode ser definida como a arte de falar bem, a arte de usar todos os recursos da linguagem com o objetivo de provocar um determinado efeito nos ouvintes.
Se, no passado, a arte do convencimento decidia o destino dos cidadãos de uma comunidade, no presente sua importância é incontestável, à medida que enfrentamos questões bastante semelhantes, que basicamente dizem a respeito às disputas entre os seres humanos.
POSTURAS FÍSICAS
A linguagem corporal também é um complemento poderoso à evocação de emoções