Serviço social fundamentos
“O Descobrimento do Brasil” -Boris Fausto.
A forma de se dizer o “descobrimento” do Brasil,está cheia de alguns equívocos,como por exemplo;os índios sempre foram citados como coadjuvantes,sendo que eles sempre viveram nessas terras.
Porque foram invadidas pelos portugueses que além disso os escravizaram e os expulsaram de maneira cruel tornando suas vidas dramáticas.
Sendo assim,alguns autores falam que o certo seria o “achamento ou chegada”dos portugueses no Brasil.
Nesse período não houve colonização,porque os portugueses não se fixaram nas terras brasileiras.
Logo após os primeiros contatos com os indígenas,muito bem relatados na carta de Caminha.
Os portugueses começaram então a explorar o pau-brasil.
O pau-brasil tinha muito valor no mercado da Europa, pois sua seiva avermelhada era usada para tingir tecidos.
No início os próprios portugueses cortavam as árvores,mas devido ao fato destas árvores não estarem concentradas em uma só região,mas por toda a mata Atlântica.
Os índios não eram escravizados, eram remunerados em forma de “escambo”,ou seja,algumas trocas.
Chocalhos, apitos, espelhos entre outros objetos até então desconhecidos para eles,que ficavam maravilhados com tais acessórios,que aguçavam suas curiosidades e suas vaidades tão peculiar nos povos indígenas.
Os portugueses continuarão a exploração da madeira, erguendo toscas no litoral,apenas armazéns e postos de trocas com indígenas.
Nesse período Portugal não dispunha de muita mão-de-obra e recursos, de forma que investir na extração de pau-brasil significava deixar de ganhar dinheiro nas Índias.
Naquela época tinham muito interesse em muitos produtos em especial as especiarias e temperos fortes, como canela, pimenta entre outros para disfarçar alimentos que estragavam muito fácil por falta de refrigeração.
O açúcar tinha muita aceitação na Europa , pois tinha muito valor de comércio.
Depois de algumas experiências de cultivo no Nordeste, porque a cana-de-açúcar